6 dicas para economizar energia elétrica no inverno

Estamos no inverno! Tempo de aproveitar o frio, vestir roupas mais quentes e elegantes, tomar chás, cafés e sopas, assistir a um filme debaixo do cobertor e compartilhar calor humano! Para isso, não é preciso desperdiçar energia. Siga as dicas e aproveite o friozinho com conforto e consumo consciente!

1. Banhos curtos e temperatura razoável

Banho quente aquece e relaxa, mas cuidado: o chuveiro é um dos eletrodomésticos que mais usam energia elétrica e pode ser um vilão para suas contas no inverno! Procure tomar banhos rápidos, de até cinco minutos, se quiser economizar na conta de luz. O ideal é evitar colocar o chuveiro na potência máxima – com a temperatura regulada no modo inverno aumenta o gasto em 30%. Caso seu chuveiro seja muito antigo, considere trocá-lo por um modelo mais novo, com selo A do Procel ou a etiqueta do Inmetro.

2. Use o aquecedor quando estiver no ambiente e desligue quando chegar à temperatura ideal

Os aquecedores de ambiente estão entre os maiores consumidores de energia elétrica no inverno: nessa estação, ele pode ser o responsável por um terço do gasto de eletricidade doméstico. Por isso, evite deixar o aquecedor ligado por longos períodos e utilize-o apenas enquanto estiver no ambiente. O ideal é ligá-lo até o cômodo ficar aquecido e depois desligá-lo. Certifique-se de que não há corrente de ar no ambiente, para que o ar quente do aparelho não escape.

3. Roupa atrás da geladeira desperdiça energia

Secar roupa atrás da geladeira? É fria! Nunca utilize a grade traseira para secar roupas ou calçados, pois o motor do aparelho não foi feito para isso e vai desperdiçar energia. Além disso, há um alto risco de choques elétricos! Outra dica é regular o termostato da geladeira, pois durante o inverno, ele não precisa ser tão frio quanto na estação quente. 

4. Use a lavadora apenas na capacidade máxima

Procure usar sua lavadora na capacidade máxima indicada no manual – assim, você poupa água e energia elétrica. O ideal é ter uma máquina de lavar sob medida para o tamanho do seu varal: não adianta ter uma de 10 litros se você só consegue secar seis de cada vez. Mais uma dica: já que a roupa não fica tão suja no frio, opte por programas de lavagens mais curtos.

5. Lavando louça com água quente? Use somente no enxague

Para lavar a louça no inverno, água quente é uma beleza. Mas cuidado com a conta de luz: aquecer a água consome energia elétrica! Assim, prefira usar água fria para ensaboar pratos e copos e deixar a água quente para o enxague. Além disso, peça que um eletricista verifique a potência da torneira e a ligação elétrica, para que não haja um sobreaquecimento da tomada em que está sendo usada.

6. Enxugue bem o cabelo antes de usar secador ou chapinha

Durante o inverno, muitas pessoas usam o secador de cabelo. Se você faz isso com frequência, ou usa chapinha e babyliss, preste atenção para não pagar mais caro na conta de luz: esses aparelhos consomem bastante energia! Se você quer economizar, seque bem o cabelo com a toalha antes de usá-los.

Fonte: ANEEL