Ampliação da SE Universitária em Anápolis dobrará capacidade

Nesta quinta-feira, 29/10, representantes da Enel Distribuição Goiás estiveram em Anápolis participando de entrevista na Rádio Manchester 93,3FM. Participaram: o diretor de Operações, José Januário; o chefe da Unidade Operativa Norte, Antônio Márcio; o responsável pela Regional Anápolis, Adriano Coloni; e a gerente de Comunicação, Gisele Garcia.

Durante a entrevista, os representantes da Enel Goiás deram uma boa notícia para a população anapolina: a Subestação Universitária, que está passando por uma ampliação e deve ter a sua potência dobrada, de 60 MVA para 126 MVA, deve ser entregue em agosto de 2021. Inclusive, trata-se de uma SE dotada de equipamentos modernos, que vão garantir um salto de qualidade no serviço de distribuição de energia para a cidade.

Segundo José Januário, a SE Universitária opera desde a década de 50 com a mesma configuração, em que pese o crescimento que o Município de Anápolis experimentou de lá para cá.

Os representantes da Enel pontuaram que logo que a empresa assumiu a concessão, houve preocupação em trazer investimentos para Anápolis, porque o sistema energético local poderia sofrer colapso. Rapidamente, a companhia construiu e entregou a SE Santana e realizou melhorias na SE DAIA.

SE Universitária

Em 2019, um grande incêndio atingiu a Subestação Universitária

Em setembro do ano passado, um incêndio de grandes proporções atingiu a SE Universitária, localizada no Bairro Recanto do Sol, região Norte de Anápolis. Uma força-tarefa do Corpo de Bombeiros e técnicos da concessionária trabalhou intensamente, durante várias horas, para conter as chamas e para fazer o sistema voltar a funcionar.

No dia 19 de outubro, pouco mais de um ano após o incêndio, a SE Universitária foi atingida por uma descarga atmosférica, afetando milhares de unidades consumidoras do Município e algumas localidades próximas.

As equipes da Enel trabalharam por cerca de 60 horas ininterruptas  no local, ara resolver o problema, através da troca do transformador que foi trazido de Goiânia, envolvendo uma grande operação de logística.

Troca de transformador, após descarga atmosférica, exigiu muito trabalho das equipes da empresa

Investimentos

A assessoria da Enel informa que a concessionária já fez investimentos em Anápolis da ordem de R$ 100 milhões e, até 2022, estão previstos outros R$ 90 milhões em construção, ampliação e modernização de subestações, manutenção corretiva e preventiva, automação da rede e obras de conexão.

Ainda conforme a assessoria da empresa, as intervenções feitas ao longo de três anos e meio no Município permitiram uma melhora significativa no fornecimento de energia elétrica na região, com redução de 35% na duração de quedas (de 28 para 18 horas) e de 39% na frequência (de 18 para 11 vezes/ano).

Claudius Brito- Assessoria do CONCEG