Anápolis recebe equipamentos para controle à distância de falhas no fornecimento de energia

Enel Distribuição Goiás segue trazendo inovação e tecnologia para o sistema elétrico do Estado. A empresa está investindo em equipamentos telecomandados na região, esses aparelhos são controlados à distância, direto do Centro de Operações, na sede da companhia, em Goiânia, e permitem ações muito mais ágeis e precisas. Já foram instalados 468 aparelhos de telecontrole na região de Anápolis, com investimento de cerca de R$ 39,7 milhões. Anápolis também já conta com sistemas de recomposição automática (self healing), que também atuam sem a necessidade de intervenção humana na rede elétrica.

“Com os equipamentos telecontrolados, nós conseguimos localizar e isolar um defeito de maneira rápida, recuperando o fornecimento de energia em sua totalidade ou deixando o menor número possível de clientes sem o serviço até que os reparos necessários sejam concluídos. Também é possível fazer manobras e transferir cargas”, explica o responsável pela regional Anápolis, Adriano Coloni.

“A instalação desses equipamentos já trouxe melhorias para o fornecimento de energia de cerca de 395 mil clientes, entre residências, comércios e indústrias, tanto na área urbana quanto na zona rural”, destaca Coloni.

Ampliação

Além dos aparelhos que já estão em operação, a companhia vai instalar outros 100 na rede elétrica do município até o fim deste ano. “Esse projeto reforça o compromisso que a Enel tem de modernizar o sistema elétrico goiano. Para se ter uma ideia, em caso de uma falha no fornecimento de energia, desde que não haja dano estrutural, o aparelho telecontrolado consegue restabelecer o serviço em menos de três minutos. Se for um caso mais complexo, como um rompimento de cabo, por exemplo, o equipamento auxilia na identificação do local do defeito, fazendo com que a equipe de campo seja encaminhada ao ponto exato, ganhando em agilidade no atendimento”, completa Coloni.

Manutenções preventivas

A Enel também está trabalhando em uma série de manutenções preventivas nas redes de média e baixa tensão do município de Anápolis. A empresa aumentou em mais de 20% a quantidade de equipes trabalhando em campo e já foram realizadas mais de 3 mil podas de árvores que estão em contato com a rede elétrica. Além disso, mais de 6,5 mil pontos de anomalias foram corrigidos, que incluem objetos presos aos fios, estruturas danificadas e pontos com cabeamento bambo. A companhia também está utilizando drones para auxiliar nas inspeções da rede elétrica. Ações que garantem a qualidade do fornecimento de energia para todos os clientes.

Fonte: Assessoria da Enel Distribuição Goiás

Infográfico: Enel- Divulgação