Balanço positivo do encontro nacional

O presidente do Conselho de Consumidores de Energia Elétrica do Estado de Goiás (Conceg), Wilson de Oliveira, fez um balanço positivo do XX Encontro Nacional de Consumidores de Energia Elétrica, ocorrido em Caldas e Poços de Caldas, em Minas Gerais, nos dias 08 e 09 deste mês de novembro. O evento teve como tema central: “As mudanças do setor elétrico e os impactos para os consumidores”.

De acordo com Wilson de Oliveira, a geração distribuída foi um dos assuntos mais abordados nas palestras e debates no evento, realizado pelo Conselho de Cidadãos Consumidores de Energia Elétrica de Poços de Caldas (Concell) e pelo Conselho de Consumidores da Cemig.

O primeiro dia do encontro, pela manhã, foi aberto com o painel: “Experiência da Cemig em Geração Fotovoltaica e em Geração Distribuída”, com a participação dos diretores da distribuidora, Ronaldo Gomes de Abreu e Tarcísio Andrade Neves. O segundo painel foi sobre o tema: “Cenário do setor elétrico brasileiro”, com a participação do diretor geral da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), Rodrigo Limp, e do presidente Fórum das Associações do Setor Elétrico (Fase), Mário Menel. Em seguida, abriu-se espaço para o “Com a palavra o Conacen”, com uma exposição do presidente José Luiz Nobre Ribeiro e uma abordagem do tema: “Energia continuada e de qualidade para o consumidor moderno”, com o diretor técnico, Carlindo Lins.

No período da tarde, a programação foi retomada como painel: “Os consumidores e a expansão do mercado livre”, com os presidentes da Associação Brasileira de Distribuidoras de Energia Elétrica (Abradee) e da Associação Brasileira dos Comercializadores de Energia (Abraceel), Nelson Fonseca Leite e Reginaldo Medeiros, respectivamente. Na sequência, o tema foi: “Água: fonte de energia e multiusos”, com os presidentes da Associação Brasileira das Empresas Geradoras de Energia Elétrica (Abrage) e da Associação Brasileira de Pequenas Centrais Hidrelétricas e Centrais Geradoras Hidrelétricas (Abrapach), Flávio Neiva e Paulo Arbex, respectivamente. A programação do dia foi encerrada com um coquetel de confraternização.

No segundo dia, pela manhã, a programação foi reaberta com o painel: “Perspectivas e desafios do DME”, com a participação do presidente do Conselho de Administração do Departamento Municipal de Energia, Cícero Machado de Moraes. O presidente da Abrace, Edvaldo Santana, abordou o tema: “Racionalidade e transparência para o setor elétrico”. Em seguida, houve uma palestra com o presidente do Instituto Brasileiro de Economia e Finanças (Ibecon-MS), Jenner Ferreira.

No período da tarde, houve uma rodada de intercâmbio para troca de experiências entre os conselheiros. Na sequência, André Ruelli (SMA/Aneel), abordou o tema: “Os desafios dos conselhos de consumidores perante a ótica da agência reguladora”. No espaço Conacen, aconteceu em paralelo a eleição para a nova diretoria, que assumirá o biênio 2019/2020, sendo eleito para a presidência o presidente do Conselho de Consumidores da Enel do Rio de Janeiro, Manoel Noleto. O Conceg foi representado na chapa pelo presidente Wilson de Oliveira, na diretoria para a região Centro-Oeste.

A parte final da programação foi dedicada à elaboração da Carta do XX Encontro Nacional. E, em seguida, houve uma visita técnica UHE Engº Pedro Affonso Junqueira (Antas I) e, finalizando, o jantar de confraternização com os participantes.