Bandeira vermelha patamar 2 continua em vigor no mês de agosto

A Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL) informa que a bandeira tarifa em vigor para o mês de agosto será a vermelha patamar 2, com custo de de R$9,492 para cada 100kWh consumidos.

Ainda de acordo com a agência reguladora do setor elétrico, a manutenção da bandeira vermelha patamar 2 decorre do fato de os reservatórios que servem ao Sistema Integrado nacional (SIN) ainda permanecem em níveis críticos.

Dessa forma, a produção de energia elétrica tem a sua capacidade reduzida, sendo necessários o acionamento de recursos termelétricos, que são mais onerosos.

Criado pela ANEEL, o sistema de bandeiras tarifárias sinaliza o custo real da energia gerada, possibilitando aos consumidores o bom uso da energia elétrica. O funcionamento das bandeiras tarifárias é simples: as cores verde, amarela ou vermelha (nos patamares 1 e 2) indicam se a energia custará mais ou menos em função das condições de geração.

Economia

O presidente do Conselho de Consumidores de Energia Elétrica do Estado de Goiás (CONCEG), Wilson de Oliveira, reforça que nesse cenário, é preciso que os consumidores reforcem as medidas de economia de energia e, também, de água.

Wilson de Oliveira ressalta, ainda, que independente da bandeira tarifária, os consumidores devem adotar, sempre, práticas de consumo consciente, evitando-se desperdícios.