CONCEG realiza com sucesso encontro Centro-Oeste

Um evento para ficar na história. Foi assim o I Encontro Centro-Oeste de Conselho de Consumidores de Energia Elétrica que, pela primeira vez, foi sediado em Goiás. O anfitrião do encontro foi o Conselho de Consumidores de Energia Elétrica de Goiás (Conceg), que recepcionou cerca de 100 representantes de conselhos de estados do Centro-Oeste e de outras unidades da federação.

A programação teve início na quinta,feira,17, nas dependências do Hotel K. Na oportunidade, os participantes foram recepcionados e participaram de uma homenagem ao fundador e primeiro presidente do Conselho em Goiás, o professor Hélio Naves, decano da indústria goiana e representante, no colegiado, da Federação das Indústrias do Estado de Goiás. O evento foi prestigiado pelos presidentes da Enel Distribuição Goiás, Abel Rochinha e vários membros da diretoria da empresa, e pelo presidente da Federação das Indústrias do Estado de Goiás (Fieg), Pedro Alves, juntamente com membros da diretoria da entidade. Destaque, também, para a presença dos conselheiros representantes das classes rural, comercial, residencial e poder público.

Na sexta-feira (18), a programação foi aberta às 9 horas, com a saudação de boas vindas pelo presidente. A primeira palestra foi ministrada por Danúsia Arantes Ferreira, da Secretaria Estadual de Meio Ambiente, abordando o tema: “Atuação do Governo de Goiás e o desenvolvimento do programa Goiás Solar”. O segundo palestrante será o deputado estadual Simeyzon Silveira, presidente da Comissão de Minas e Energia da Assembleia Legislativa, sobre: “A atuação parlamentar para o desenvolvimento e diversificação da matriz energética”. As palestras foram seguidas de debates. Ainda na parte da manhã, o presidente do Conselho Nacional de Consumidores de Energia Elétrica (Conacen), José Luiz Nobre Ribeiro, apresentará o painel: “Palavra com o Conacen”.

No período da tarde, foram apresentados os cases de sucesso: o primeiro, pelo engenheiro elétrico da Enel, Odailton Arruda, que discorreu sobre: “Novas oportunidades em sustentabilidade”., abordando uma série de projetos que a distribuidora tem realizado em Goiás, com foco, principalmente, na questão da sustentabilidade, que foi o tema principal do evento. O professor Emiliado Lobo Godoy apresentou um painel sobre o programa UFG Sustentável, discorrendo sobre diversas iniciativas que a instituição está desenvolvendo que, inclusive, foram apresentadas durante a visita técnica ocorrida neste sábado,19.

Carlos Eduardo Cruz de Oliveira, representante do Gesel/UFRJ, abordouo tema: “P&D- sistematização da capacitação e instrumentalização dos conselhos de consumidores”. O engenheiro eletricista, gerente da área de Projetos e Vistoria da CEB Distribuição, Érico Hoff Pires, falou sobre: “Sistema de gestão de projetos elétricos online”. A representante da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), Djane Maria Soares Fontan Melo, especialista em regulação, abordou o tema: “Fatura pré-paga”. Finalizando e fechando com chave de ouro a programação, André Ruelli, superintendente de Mediação Administrativa da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel—SMA), discorreu sobre: “A importância do consumidor para a Aneel”.

“Estamos muito felizes com a participação e os resultados deste encontro”, destacou Wilson de Oliveira, agradecendo todos os conselheiros e demais pessoas envolvidas com a organização do evento. “Nossos objetivos foram alcançados de forma plena e este evento, é um divisor de águas para a história do Conceg”, festejou.