CONCEG realiza reunião híbrida com pauta cheia

O Conselho de Consumidores de Energia Elétrica do Estado de Goiás (CONCEG) realizou reunião híbrida (presencial e on line), no dia 21/09.

O encontro teve uma pauta recheada de assuntos, os quais foram priorizados com antecedência para o debate e encaminhamentos nesta que foi a primeira reunião, desde o início da crise sanitária, com a participação presencial de conselheiros.

Os trabalhos tiveram a coordenação do presidente do CONCEG, Wilson de Oliveira; Nelson Assumpção (diretor da área de mercado) e Aderson Xavier (ouvidor e secretário executivo do Conselho), com a participação de vários técnicos da Enel Distribuição Goiás. Houve participação presencial de Humberto Eustáquio e Marcos Pavan, da área de Relações Institucionais

Participaram presencialmente do encontro os conselheiros: Wilson de Oliveira, Félix Curado, Rogério Borges, Rosirene Pereira de Sousa, Wellington Barbosa. André Santana auxiliou na secretaria da reunião.

Durante cerca de três horas, foram debatidos os temas centrais do encontro: – Revisão cadastral; – Mudança da norma de iluminação pública; – reajuste na tarifa de energia; – quedas de energia na região do setor Crimeia Leste/Jardim do Cerrado.

Sobre a revisão cadastral, foi solicitado, na reunião, medidas para que haja uma maior divulgação entre os consumidores do Grupo A, sobretudo, na área rural, para que os mesmos estejam cientes do cronograma.

No tocante às mudanças nas normas de iluminação pública, foi debatida a questão da mudança que está em curso na capital, em face à proposta da implantação da iluminação de led. Além de aspectos técnicos relativos a implantação de dispositivos de medição.

Quanto ao reajuste tarifário, foi explanado que o mesmo é realizado anualmente pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel). Porém, não há ainda um índice definido, pois, essa definição segue todo um cronograma da agência reguladora, estando, contudo, definida a data de 22 de outubro para a vigência do reajuste.

Sobre as quedas de energia na região do setor Crimeia Leste/Jardim do Cerrado, a equipe técnica da Enel Goiás apresentou uma análise de interrupções, demonstrando as diversas situações ocorridas e as causas. E, foi encaminhado que a companhia estará verificando se, nas interrupções programadas, houve o devido comunicado aos consumidores.

Para Wilson de Oliveira, presidente do CONCEG, foi uma reunião muito produtiva, em que várias demandas do colegiado, apresentadas pelos conselheiros, foram debatidas e tiveram os devidos encaminhamentos.