Enel entrega ampliação e modernização de subestação em Itumbiara

A Enel Distribuição Goiás entregou, nesta segunda-feira, 31/08, a ampliação e modernização da Subestação Itumbiara Nova, no município de Itumbiara. Segundo informa a assessoria da companhia, foram investidos mais de R$ 6,6 milhões em melhorias, com a modernização e substituição de equipamentos em final de vida útil, e ampliação da capacidade de oferta de energia. Todo esse investimento trará melhorias para o fornecimento de energia de mais de 20 mil clientes do município.

A entrega faz parte do compromisso da companhia em transformar a realidade da distribuição de energia elétrica no Estado de Goiás, melhorando a qualidade do serviço oferecido e aumentando a disponibilidade de carga para os clientes goianos. 

Dentre as melhorias realizadas na unidade, o diretor-presidente da companhia, José Luis Salas, destaca a instalação de um novo transformador de 20 MVA de potência que, sozinho, seria suficiente para atender uma cidade com 20 mil residências, por exemplo. Segundo ele, esse novo equipamento permitirá que a distribuidora atenda à crescente demanda de energia elétrica do município e de regiões vizinhas, além de melhorar as condições operativas da subestação, proporcionando maior confiabilidade ao sistema e melhorando a qualidade da energia ofertada aos clientes atendidos por esta unidade. Além disso, foram construídos quatro novos vãos para linhas de distribuição, onde serão conectados 16,8 quilômetros de novas redes elétricas, que serão entregues até dezembro deste ano. Ao todo, serão investidos cerca de R$ 4,1 milhões nestas construções.

Banco de capacitor

José Luis Salas acrescenta que a subestação também recebeu a instalação de um novo banco de capacitor, que faz parte do acordo firmado com o governo estadual, o Ministério de Minas e Energia (MME) e a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), em agosto passado.

“A instalação desse equipamento, que conta com uma tecnologia de ponta, alivia o sistema elétrico e melhora a qualidade da energia que sai da subestação e é distribuída para residências, comércios e indústrias. Ele também ajuda a evitar oscilações nos níveis de tensão, mantendo o fator de potência dentro dos limites regulamentados pela Aneel”, explica. 

O diretor-presidente também destaca a instalação de novos equipamentos telecontrolados na subestação, que trarão mais agilidade no tempo de resposta em casos de falhas na unidade. “Aqui nós instalamos religadores de rede e outros aparelhos automatizados, que são controlados remotamente pelo nosso Centro de Operações, em Goiânia. Com eles, é possível controlar todo o funcionamento da subestação sem a necessidade de enviarmos um técnico ao local”, adiciona. 

Complementando as melhorias, a distribuidora substituiu os antigos alambrados por muros de alvenaria para aumentar a segurança da subestação e construiu um novo ponto de conexão para subestação móvel.

Agilidade

“Esse ponto de conexão é muito importante porque, se tivermos uma falha ou precisarmos dar uma manutenção emergencial, conseguimos ligar todo o circuito da unidade em um transformador que fica acoplado em um caminhão, evitando que nossos clientes fiquem desabastecidos”, salienta o diretor-presidente. 

Desde que assumiu o controle da distribuição de energia em Goiás, em fevereiro de 2017, a Enel tem investindo fortemente na construção, ampliação e modernização de subestações em todo o Estado. Até julho deste ano, já foram entregues seis novas unidades e ampliadas e modernizadas mais de 80, beneficiando quase 2 milhões de clientes goianos.

Novas subestações “O nosso planejamento para 2020 é ainda mais grandioso. A companhia segue com obras em ritmo acelerado em todas as regiões goianas e até o fim deste ano, a previsão é de que sejam entregues outras seis novas subestações e modernizadas e ampliadas outras 79, beneficiando mais 1,3 milhão de clientes no Estado de Goiás”, finaliza. Salas. (Com informações da Assessoria da Enel Distribuição Goiás)