Enel entrega melhorias e ampliação na Subestação de Corumbá de Goiás

Solenidade de entrega da Subestação Corumbá- Foto: Alex Malheiros

A Enel Distribuição Goiás entregou nesta sexta-feira, 17/07, a ampliação da Subestação Corumbá, que fica localizada no Bairro da Torre, no Município de Corumbá de Goiás. A melhoria era uma reivindicação do Conselho de Consumidores de Energia Elétrica do Estado de Goiás (CONCEG), que tem acompanhado os investimentos realizados pela companhia em todo o Estado e, neste caso, em especial, pelo conselheiro Félix Afonso Fleury Curado, representante da Classe Rural, que é daquela região.

Com investimentos de cerca de R$ 7 milhões, a unidade passou por uma modernização de equipamentos, com instalação de aparelhos comandados à distância e substituição dos antigos alambrados por muros de alvenaria para aumentar a segurança do local. A revitalização melhorará a qualidade do fornecimento de energia para mais de 12 mil clientes dos municípios de Corumbá, Pirenópolis e Abadiânia.

Foi instalado um transformador de 138/ 69kV – 50 MVA como uma grande opção de manobra para o Centro de Operação, em Goiânia, que remotamente poderá substituir o outro transformador existente, de mesma potência, sem longas interrupções no fornecimento de energia, trazendo maior confiabilidade para o sistema e melhores condições operativas.

Agilidade

De acordo com o diretor-presidente da Enel Distribuição Goiás, José Luis Salas, também foram instalados novos equipamentos de supervisão, controle e proteção da subestação. “Dessa forma, conseguimos identificar falhas de forma mais assertiva, possibilitando ações de recomposição muito mais rápidas”, explica.

Desde que assumiu o controle da distribuição de energia em Goiás, em fevereiro de 2017, a Enel tem investindo fortemente na construção, ampliação e modernização de subestações em todo o Estado. Até junho deste ano, já foram entregues seis novas unidades e ampliadas e modernizadas outras 81, beneficiando quase 2 milhões de clientes goianos.

“O nosso planejamento para 2020 é ainda mais grandioso. Somente nesse primeiro semestre já concluímos melhorias em 38 subestações, trazendo mais qualidade na energia para 755 mil clientes”, acrescenta Salas.

O diretor-presidente ressalta, ainda, que a companhia segue com obras em ritmo acelerado em todas as regiões goianas e até o fim deste ano. A previsão é de que sejam entregues outras seis novas subestações e modernizadas e ampliadas outras 83, beneficiando mais 1,3 milhão de clientes no Estado de Goiás. Por questões de segurança é obrigatório o uso de sapatos fechados. Além disso, por prevenção ao contágio do novo Coronavírus, é obrigatório o uso de máscara de proteção. (Com informações da Assessoria da Enel Distribuição Goiás)

Infográfico- Assessoria da Enel Distribuição Goiás/Divulgação