Enel inicia a reabertura de Ecopontos em Goiás

A Enel Distribuição Goiás está retomando gradativamente as atividades do Ecoenel, projeto que troca resíduos recicláveis por desconto na conta de energia. Os ecopontos estão sendo reabertos conforme orientações municipais de cada cidade em que o projeto atua no Estado. A população de Posse, Buritinópolis, Cachoeira Dourada e Santa Rosa de Goiás já pode voltar a procurar os ecopontos de suas cidades.

Os locais estão preparados para receber o público seguindo todos os protocolos de higiene e medidas de distanciamento social. Além disso, a empresa prevê a abertura, ainda neste mês, de um novo ecoponto, na cidade de Indiara. No total, a Enel mantém 10 pontos de coleta em Goiás.

Como fazer?

Qualquer cliente, pessoa física ou jurídica, pode participar do Ecoenel. Para se cadastrar, basta ir a um ecoponto com a conta de energia e escolher o número da unidade consumidora que receberá o bônus – é possível, por exemplo, doar o bônus para uma instituição. Em seguida, o cliente recebe o cartão do Ecoenel, que funciona como cadastro no programa.

Depois disso, basta levar os resíduos previamente separados por tipo, como papel, plástico, metal, latas e garrafas PET. Os resíduos são pesados e o valor em bônus é creditado na conta de energia. Cada resíduo tem seu valor em quilo, unidade ou litro, variando conforme a cidade e a empresa recicladora parceira. Caso o valor da bonificação seja superior ao total da conta, o excedente é creditado automaticamente na fatura seguinte.

O Ecoenel teve início em Goiás em 2018 e desde então beneficiou cerca de 4,5 mil clientes, que tiveram 1.300 toneladas de resíduos trocados por R$ 270 mil em bônus na conta de energia. Além de gerar desconto, o programa contribui com os objetivos da Política Nacional de Resíduos Sólidos. Ao assumir um compromisso público com as Nações Unidas com quatro dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS), o Ecoenel coloca em prática uma iniciativa capaz de colaborar com a preservação do meio ambiente. Um dos ODSs impulsionados é o de número 13, que consiste na promoção de ações contra a mudança global do clima. 

Seguem orientações de segurança contra o coronavírus ao descartar materiais:

– Higienize as mãos antes e depois da ida até o ecoponto, com álcool gel ou água e sabão;

– Evite tocar olhos, nariz e boca com as mãos não lavadas;

– Mantenha uma distância mínima de 2 metros de qualquer pessoa e evite abraços, beijos e apertos de mãos;

– Use máscara.

Endereços e horários de funcionamento dos ecopontos abertos:

Cachoeira Dourada – Avenida Eduardo Soares Ferreira, s/n°, Setor Noroeste, na antiga creche.

Funcionamento: segunda a sexta-feira, das 7h às 13h.

Buritinópolis – Rua Tupi Guarani, Centro.

Funcionamento: segunda à sexta-feira, das 8h às 12h e 14h às 17h.

Posse – Avenida Vista Alegre, s/nº, Vale do Amanhecer.

Funcionamento: segunda à sexta-feira, das 7h às 11h30 e 13h30 às 17h30; sábado das 7h às 11h30.

Santa Rosa – Rua Santa Rosa, nº 339, Rodoviária Municipal, Bairro Santa Tereza.

Funcionamento: segunda à sexta-feira, das 7h às 11h.

Fonte: Assessoria da Enel Distribuição Goiás/Foto: Alex Malheiros- Divulgação