Enel lança mutirão de prevenção em Anápolis. Presidente destaca investimentos

O presidente da Enel Distribuição Goiás, José Luis Salas, participou na manhã desta terça-feira, 18/08, em Anápolis, do lançamento de mais uma etapa do mutirão de prevenção que está sendo realizado em várias regiões de Goiás, com o objetivo de reduzir problemas causados no sistema elétrico durante os períodos de queimada e de chuvas. O lançamento ocorreu numa breve solenidade, no pátio do Kartódromo Internacional da cidade.

A ação vai durar uma semana e, neste período, as equipes farão podas de árvores e correções de defeito na rede. De acordo com José Luís Salas, a empresa tem em seu planejamento esta medida preventiva, que acontece sempre no mês de agosto, devido ao início do período de queimadas e a proximidade com o período chuvoso, quando, normalmente, há uma incidência maior de problemas.

Durante o mutirão, que está sendo realizado em diversas regiões do Estado, a concessionária mobiliza mais de 600 profissionais, divididos em 112 equipes, que estarão realizando inspeções em circuitos, instalações de equipamentos tecnológicos, podas de árvores, limpezas de faixas e correções de defeitos.

 A previsão é que sejam feitas 1.850 podas de árvores que estão em contato com a rede elétrica; a limpeza de faixas de servidão em 187.500 metros quadrados, com roçagem da vegetação no terreno debaixo de todo o percurso das linhas de transmissão e/ou distribuição; 5.000 correções de anomalias de degradação, incluindo substituições de estruturas da rede elétrica que estejam em mau estado de conservação, como postes, cruzetas, isoladores, para-raios e conectores; instalação de 500 espaçadores, que impedem que os cabos toquem uns nos outros, evitando curtos-circuitos; inspeções em 152 quilômetros de redes com o auxílio de drones, que permitem registrar imagens para identificar possíveis defeitos; além de 750 pontos inspecionados com aparelhos de termovisão, que permitem identificar pontos de calor, que podem ocasionar falhas no serviço.

O Conselho de Consumidores de Energia Elétrica do Estado de Goiás (CONCEG), em reunião recente, debateu sobre essa questão das manutenções preventivas, que são importantes para evitar problemas com incêndios próximos aos postes da rede elétrica, bem como, aqueles problemas que ocorrem durante o período chuvoso.  Inclusive, este deve ser um dos temas em pauta da próxima reunião do colegiado.

José Luis Salas, presidente da Enel Distribuição Goiás

Investimentos

Em entrevista à imprensa, o presidente da Enel Goiás falou sobre os investimentos que estão sendo feitos em Anápolis, que já chegam ao patamar de R$ 300 milhões. No ano passado, a companhia entrou a Subestação Santana, na região Leste de Anápolis e, ainda este ano, deve ser entregue a ampliação da Subestação Universitária, na região Norte. Além disso, José Luís Salas citou que a companhia está investindo recursos para ampliar a capacidade de entrega de energia na Subestação do Distrito Agro Industrial de Anápolis (DAIA).(Autor: Claudius Brito, com informações da assessoria da Enel Goiás)