Enel projeta importantes investimentos para os próximos cinco anos

O engenheiro de planejamento de Enel Distribuição Goiás, Michael Farias, apresentou alguns detalhes sobre o Plano de Investimentos que a empresa irá realizar no período de 2019 a 2023 e que, segundo ele, vão trazer mudanças substanciais para o consumidor em termos de expansão, melhorias e de qualidade dos serviços.

Para os próximos cinco anos, estão previstos: a construção de 70 novas subestações; 129 ampliações de subestações; 764 quilômetros de linhas de alta tensão; 1.380 quilômetros de alimentadores de média tensão; acréscimo de 1.71’3 MVA ao sistema, com vistas a atender demandas do setor produtivo e permitir conexões de novas fontes de geração; instalação de 7.313 pontos de telecontrole; 18 mil novas conexões rurais; implantação de 7.200 monitores de ramais; instalação de 4.810 medições blindadas;  implantação de 9.011 telemetrias no Grupo A. Além, ainda, na parte de manutenção, está projetada a poda de 2 milhões de árvores.

Os investimentos da Enel devem atacar fortemente, conforme o engenheiro Michael Farias, as demandas reprimidas e sobrecargas na rede, além de permitir a conexão de novos clientes urbanos e rurais e melhorar, de forma significativa, a qualidade do fornecimento. Além disso, já está havendo um acréscimo forte de investimentos em tecnologia. Ele destacou que os investimentos abarcam também o atendimento de obrigações regulatórias e ambientais e um dos pilares da companhia, que é a questão da segurança, tanto dos colaboradores como da população.

Ainda na exposição, foram apresentados os investimentos mais importantes realizados em cada uma das regionais: Goiânia e Região Metropolitana, Anápolis, Uruaçu, Iporá, Rio Verde, Formosa, Luziânia e Morrinhos.

Para os conselheiros do Conceg, os dados apresentados foram importantes porque, de uma maneira geral, os consumidores em todas as classes ainda não têm a percepção do que já foi feito e o que será feito a curto, médio e longo prazo e os benefícios que os investimentos irão trazer.