Enel realiza investimentos na subestação Paranaíba, em Itumbiara

A Enel Distribuição Goiás concluiu mais uma grande obra estrutural em Itumbiara: a ampliação e modernização da Subestação Paranaíba. Fruto de um investimento de R$ 7,1 milhões, a obra contemplou a instalação de equipamentos novos e tecnológicos e construção de uma nova casa de comando.

As melhorias trarão benefícios para o fornecimento de energia de cerca de 50 mil clientes do município e das cidades vizinhas de Buriti Alegre e Panamá, contribuindo para tornar o sistema mais robusto e garantir o atendimento à crescente demanda por energia elétrica da região. 

O diretor de Alta Tensão da Enel, Reginaldo Santos, explica que a subestação recebeu um novo transformador de 20 MVA de potência, além da construção de uma nova casa de comando, onde ficam instalados os painéis de controle e proteção da subestação, aumentando as condições operativas da unidade. “Com esta obra em Paranaíba, também vamos melhorar o fornecimento de energia dos clientes atendidos pelas subestações Itumbiara Nova e Itumbiara Velha”, destacou.

Adicionalmente, a companhia construiu um novo setor na subestação, que permitiu a implantação de três novas saídas para redes de média tensão e um vão de acoplamento, que funciona como um backup em caso de falha em uma das outras novas saídas. “Também instalamos dois novos bancos de capacitores, que são equipamentos que aliviam o sistema elétrico e melhoram a qualidade da energia que sai da subestação e é distribuída para residências, comércios e indústrias”, explicou.

Ainda segundo o diretor, a companhia está construindo cerca de 15 quilômetros de novas redes de distribuição, que darão ainda mais qualidade à energia fornecida pela subestação. Ao todo, serão investidos R$ 6,7 milhões nessas construções, que já estão cerca de 50% concluídas, e devem ser finalizadas até o final de 2022. (Informações da assessoria da Enel)