Entrega de obras na capital marca quarto ano da Enel em Goiás

No domingo, dia 14 de fevereiro, a Enel Distribuição Goiás completa quatro anos de atuação no Estado. Para celebrar este momento, a companhia inaugurou nesta sexta-feira, dia 12, duas grandes obras na capital: a nova Subestação Santa Genoveva e a ampliação da Subestação Meia Ponte.

Somando as duas obras, a companhia investiu R$ 56,1 milhões para melhorar ainda mais o sistema elétrico de Goiânia. Associada às entregas, será concluída, até junho, a construção de 67,1 quilômetros de novas redes de distribuição, levando energia para novos clientes e interligando outras subestações.

Ao todo, cerca de 180 mil clientes de Goiânia, Trindade e Senador Canedo serão beneficiados por essas melhorias.

As entregas foram feitas em evento na manhã desta sexta-feira (12), que as presenças do diretor-presidente da Enel Goiás, José Luis Salas; do secretário-chefe geral da Governadoria, Adriano Rocha Lima e do prefeito de Goiânia, Rogério Cruz.

A nova Subestação Santa Genoveva, com potência instalada de 50MVA, é a primeira unidade construída no modelo compacto em Goiás. “As subestações compactas são muito utilizadas em países da Europa e são caracterizadas pelo uso de equipamentos super tecnológicos e multifuncionais, que evitam a necessidade de grandes terrenos para a instalação”, explicou José Luis Salas.

Em ambas as subestações, a companhia instalou bancos de capacitores – sendo dois em cada unidade –, que são equipamentos que aliviam o sistema elétrico e melhoram a qualidade da energia que sai das subestações e é distribuída para residências, comércios e indústrias.

O diretor-presidente acrescenta, ainda, que o projeto de Santa Genoveva também inclui a construção de uma praça e de um parque nas imediações da subestação, no Residencial Paulo Estrela, e a instalação de um mirante no Parque Municipal Fiúca – Gessi Avila Silva, no bairro vizinho, o Residencial Olinda.

Desde que assumiu o controle da distribuição de energia em Goiás, em fevereiro de 2017, a Enel tem investindo fortemente em obras estruturais de construção, ampliação e modernização de subestações em todo o Estado. Nos quatro primeiros anos, foram entregues 12 novas subestações e ampliadas e modernizadas outras 93 unidades. (Informações da Assessoria da Enel Distribuição Goiás)