Luz na Tarifa: um “guia” para entender e acompanhar a tarifa de energia

Não é uma tarefa muito fácil compreender o sistema tarifário do setor elétrico. Por isso, o melhor é buscar boas fontes de informações e ferramentas on line que disponibilizam conteúdo para que nós, consumidores, tenhamos cada vez mais conhecimento acerca dessa questão.

Uma dessas ferramentas pode ser encontrada no site da Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL). E, diga-se de passagem, há muita informação para consultas, pesquisas, comparativos, enfim, uma gama de dados que podem ser acessados por qualquer pessoa.

Com a ferramenta denominada Luz na Tarifa, é possível, por exemplo, consultar o ranking de tarifas vigentes nas distribuidoras de energia elétrica; consultar o histórico de reajustes tarifários dos consumidores residenciais B1; conhecer a participação do ICMS nos valores arrecadados pelas Distribuidoras, por cada Estado; acompanhar as movimentações da chamada Conta Covid, dentre outras informações.

Um item bem interessante é o “Entenda sua conta”, através do qual o consumidor residencial pode simular a composição dos itens de custos que entram na fatura da conta de energia, como: geração, transmissão, distribuição e encargos.

Cabe ressaltar, entretanto, que a simulação não vai bater com o valor da conta de energia do consumidor, porque os valores apresentados não incluem os tributos: ICMS, PIS/COFINS e a Contribuição de Iluminação Pública.

Veja ao final da matéria, a imagem com uma simulação:

Como acessar?
Site: www.aneel.gov.br/luz-na-tarifa
App: Aplicativo Aneel Consumidor

O que tem na ferramenta?
Ranking de Tarifas
Índices de Reajuste das Tarifas Residenciais
Componentes da Tarifa Residencial
Entenda sua conta
ICMS em energia elétrica
CDE
Subsídios Tarifários pagos pela CDE
Transmissão
Resultados da Conta Bandeira
Conta Covid
Perdas Não Técnicas
Tarifa Branca
Dados de Mercado
Relatórios Tarifários