Municípios goianos integram pesquisa nacional de satisfação de consumidores

A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) divulgou a lista dos municípios que irão participar da pesquisa que gera o Índice Aneel de Satisfação do Consumidor (Iasc).

De acordo com a agência reguladora, este ano serão realizadas entrevistas com 29.098 consumidores de todas as regiões do País, num total de 612 municípios envolvidos. A aplicação dos questionários nos municípios sorteados está prevista para o período de 10/11/2020 a 23/02/2021.

16 municípios goianos atendidos pela concessionária Enel Distribuição Goiás foram selecionados para a pesquisa. Nesses municípios, juntos, há uma concentração populacional de mais de 1 milhão de consumidores. Serão aplicados 540 questionários.

O Iasc é um indicador que permite avaliar a satisfação do consumidor residencial com os serviços prestados pelas distribuidoras de energia elétrica. O referido indicador é tomado anualmente por meio de pesquisa amostral com consumidores de todas as distribuidoras, concessionárias e permissionárias, que atuam no território nacional.

Prêmio de Qualidade

Através do Iasc é conferido o Prêmio Aneel de Qualidade, um reconhecimento às distribuidoras mais bem avaliadas pelos consumidores na pesquisa. As empresas recebem troféu, certificado e um selo que pode ser aplicado nas faturas de energia elétrica e no material de comunicação institucional.

As informações obtidas no levantamento também auxiliam a Agência na identificação das empresas que devem participar do Plano de Resultados (para ajustes e correções de procedimentos), além de integrar o mecanismo de incentivo na política tarifária definida pela Aneel.

O trabalho de campo da pesquisa será realizado pelos entrevistadores da Qualitest Ciência e Tecnologia que, em virtude da pandemia do novo coronavírus, observarão todas as cautelas sanitárias recomendadas, tais como uso obrigatório de máscara, protetor facial e álcool em gel.

Além disso, nenhum deslocamento da equipe será feito em transporte coletivo – nos limites do município, ou entre municípios, o transporte ocorrerá sempre em veículo de uso exclusivo da equipe. (Com informações da Aneel)