Plano Nacional do MME prevê Brasil como exportador de energia

Lançado no mês de dezembro último, o Plano Nacional de Energia (PNE) 2050 é uma ferramenta de planejamento que visa analisar o montar cenários para o futuro do setor energético no País.

O PNE, um documento com mais de 240 páginas, coordenado pelo Ministério de Minas e Energia, é considerado um instrumento de grande valia tanto para o Governo Federal, como para a sociedade de uma maneira em geral e, especialmente, para os empreendedores do setor, pela sua natureza estratégia e pelo arcabouço de planos, políticas, programas e iniciativas a serem desenvolvidas em relação às diversas matrizes energéticas brasileiras.

“O PNE 2050 reforça o compromisso com a transparência pública e se propõe a auxiliar o País a construir consensos em torno de grandes elementos norteadores para o setor energético, a partir de uma leitura de custos e benefícios que alcance um horizonte de longo prazo”, destaca o ministro Bento Albuquerque, na apresentação do documento.

Outro ponto importante destacado pelo ministro é que por ser um país de dimensões continentais, o Brasil possui vastas riquezas naturais, condições climáticas e fertilidade de solo e que estas condições garantem condições para a superação da demanda de energia total estimada para os próximos 30 anos.

Dessa forma, o Brasil, na leitura dos dados do PNE, o Brasil passará de uma posição de importador líquido de energia para outra realidade, ou seja, de ofertante líquido- exportador.

“Assim, percebemos que nosso papel, agora, é o de administrar a abundância de recursos energéticos. Essa abundância se dá com uma ampla gama de fontes de energia. Uma parcela significativa é composta de recursos renováveis”, pontua Bento Albuquerque.

Ainda de acordo com o ministro, o Plano Nacional de Energia, como qualquer estratégia, deve ser um “instrumento vivo, que se renova, que se atualiza de forma permanente. O PNE é um início de uma jornada para a qual convidamos todos os brasileiros”, assinala a apresentação.

O Conselho de Consumidores de Energia Elétrica do Estado de Goiás (CONCEG) disponibiliza o link com a íntegra do PNE 2050. Confira:

http://antigo.mme.gov.br/documents/36208/468569/Relat%C3%B3rio+Final+do+PNE+2050/77ed8e9a-17ab-e373-41b4-b871fed588bb