Projeto visa programa para escolas sobre uso racional de água e energia

Tramita na Câmara Federal, o Projeto de Lei nº 5474/20, de autoria do deputado Paulo Bengtson (PTB-PA). A proposta visa criar programas de educação com a temática sobre o uso racional de energia elétrica e de água, com o objetivo de atender as escolas e comunidades.

O texto do PL 5474 altera a Lei da Educação Ambiental, que é definida como um “componente essencial e permanente da educação nacional, devendo estar presente, de forma articulada, em todos os níveis e modalidades do processo educativo, em caráter formal e não formal”.

O autor defende que o uso sustentável de recursos hídricos e energéticos é um tema atual e relevante que exige “didática própria e instrumentos lúdicos” para ser mais facilmente assimilado e transmitido pelos alunos a amigos e familiares.

O deputado acredita que, dessa forma, o ensino itinerante pode ser uma alternativa, inclusive, com vistas a redução de custos para que o conteúdo possa chegar ao público-alvo com equipamentos adequados e de forma lúdica, demonstrando as implicações sobre os desperdícios desses recursos, ou seja, de energia e água.

A proposta ainda encontra-se em tramitação. Após ser aprovada no parlamento, ainda será encaminhada para sanção ou veto da Presidência da República. (Com informações da Agência Câmara)