Subestação Santana amplia e melhora serviços em Anápolis

Ao investir R$ 25 milhões, a Enel Distribuição Goiás entregou, na terça-feira, 17/12, uma das mais modernas estruturas para o fornecimento de energia elétrica do Estado. A Subestação Santana, localizada no Setor Flamboyant, na região Leste de Anápolis, conta com tecnologia de ponta e deve beneficiar em torno de 170 mil clientes, além de contribuir para o “alívio” de demanda de consumo nas três outras subestações locais: Universitária/Recanto do Sol, Jundiaí e DAIA.
A inauguração da Subestação Santana teve a presença do presidente da empresa em Goiás, José Luiz Salas; do vice-prefeito Márcio Cândido; do deputado estadual Amilton Filho; vários vereadores, dentre outras autoridades e parceiros na execução do projeto.
O investimento entregue em Anápolis faz parte de um pacote de 17 subestações que estão sendo e que serão implantadas em diversas regiões de Goiás, totalizando um investimento de, aproximadamente, R$ 200 milhões, neste e no próximo ano.
O engenheiro Roberto Vieira, que é o responsável pelo setor de alta tensão da companhia, explicou que a Subestação Santana conta com um transformador de 33MVA, que tem capacidade, sozinho, de suprir a população de uma cidade com 40 mil habitantes. A nova subestação, disse ele, foi projetada para que, havendo necessidade, possa ser ampliada rapidamente, com mais um ou dois transformadores da mesma potência.
Roberto Vieira destacou que a obra foi entregue em tempo recorde, com 13 meses de execução. Em projetos semelhantes, o normal seria um prazo de 18 a 20 meses. Cerca de 300 pessoas foram envolvidas na obra que, conforme observou, terá impacto em todo o Município, ajudando a minimizar a demanda de carga sobre as demais subestações. Além disso, permitirá conectar novos clientes, inclusive, indústrias. Também, deve solucionar o problema de falta de carga que havia para o Centro de Convenções.
O presidente da Enel Goiás, José Salas, ressaltou em seu discurso o avanço tecnológico que a empresa está trazendo para Anápolis, através da Subestação Santana, num reconhecimento à importância do Município como polo gerador de riqueza. “Hoje é um grande dia para eu estar entregando esta obra. É uma honra”, frisou, acrescentando que apesar do momento de “intensidade” enfrentado hoje pela empresa – conforme assinalou – manterá o foco não em problemas, mas em buscar soluções. “Temos uma equipe disposta a fazer de tudo para oferecer o melhor ao setor elétrico de Goiás e entregar energia com qualidade”, enfatizou o presidente.
Citando um detalhe técnico sobre a nova subestação, José Salas, destacou que a mesma é toda digitalizada e pode ser operada remotamente, da Central de Controle em Goiânia, permitindo, com isso, agilizar, quando necessário, medidas para evitar algum tipo de problema.
Durante a solenidade, também, fizeram uso da palavra o vereador João Feitosa, representando o Poder Legislativo Municipal; o deputado estadual Amilton Filho, que é membro da Comissão de Defesa do Consumidor da Assembleia Legislativa e membro da CPI da Enel na Casa; e o vice-prefeito Márcio Cândido, representando o Poder Executivo. (Claudius Brito)