Wilson de Oliveira representa Centro-Oeste em encontro da Aneel

O presidente do Conselho de Consumidores de Energia Elétrica do Estado de Goiás (Conceg), Wilson de Oliveira, participou em Brasília, no dia 12/12 último, de reunião da diretoria da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), com os representantes regionais dos conselhos de consumidores.

Wilson de Oliveira participou pela primeira vez do encontro, após ter sido eleito como representante para a região Centro-Oeste junto ao Conselho Nacional de Consumidores de Energia Elétrica (Conacen). Os representantes regionais foram recepcionados pelo diretor ouvidor da Aneel, Rodrigo Limp, juntamente com os superintendentes de diversas áreas da agência reguladora.

Ao se apresentar na reunião, Wilson de Oliveira falou de sua atuação no Conceg, entidade que preside e representa a classe industrial. E, ainda, sobre a sua atuação junto ao Conacen e no Conselho de Assuntos Legislativos da Confederação Nacional da Indústria (CAL/CNI), assim como na Federação das Indústrias do Estado de Goiás (Fieg).

Na sequência dos trabalhos, ele apresentou algumas demandas previamente formuladas pelos estados do Centro-Oeste. No caso de Goiás, ele destacou que o pleito principal é energia – em quantidade e qualidade – para, segundo observou, suprir as necessidades que ainda são muitas, não só na classe industrial, mas também nas demais classes de consumo. Wilson de Oliveira ponderou que os investimentos Enel Distribuição Goiás têm acontecido, “mas ainda são insuficientes”. Ele citou, também, algumas demandas apresentadas pelos demais estados – Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e Distrito Federal – informando que todas elas serão condensadas num documento único que será formatado e encaminhado para a direção de ouvidoria da Aneel.

Wilson de Oliveira destacou outro ponto importante da reunião, que foi uma exposição feita pelo superintendente de Pesquisa e Desenvolvimento da Aneel, Ailson Barbosa, o qual exortou os representantes dos conselhos a darem maior divulgação aos projetos ligados à área de P&D, como por exemplo, o aplicativo que foi recentemente lançado pela agência; os programas de eficiência energética e sustentabilidade, como o da troca de geladeiras em Goiás; a capacitação de conselheiros através do Gesel e uma série de outras ações importantes, que beneficiam e fortalecem o segmento consumidor e, inclusive, contam fontes específicas para investimentos.

O diretor-ouvidor da ANEEL, Rodrigo Limp, por sua vez, ressaltou que uma das metas da Aneel é aprimorar os processos de interação com os conselhos de consumidores, para que essa parceria auxilie a promoção de legislações e regulamentos que resultem em benefícios ao sistema e aos consumidores.

Após este encontro, houve uma reunião com o superintendente de Mediação Administrativa, André Ruelli, para tratar de assuntos de interesse do Conacen.

“Foi um encontro excelente, tanto para nós, representantes dos conselhos de consumidores, quanto para a Agência. Este bom relacionamento, com certeza, nos trará bons resultados”, comemorou Wilson de Oliveira.